AGRADECIMENTO...

Pessoal, Gostaria de pedir desculpas aqueles que deixam perguntas/comentários/elogios/críticas e ainda não foram respondidos.

Aproveito a oportunidade para informar a todos que devido a correria do dia a dia não conclui o curso de BSI, por isso meus conhecimentos são limitados rsrsrs...

Ainda não retirei o blog do ar porque tem ajudado a diversos estudantes, principalmente os iniciantes.

As vezes, quando o trabalho me permite, ainda arrisco tentar resolver algumas questões rs... mas para não deixar esse blog parar no tempo, o ESTUDANTE que quiser enviar a resolução de alguma questão (código próprio) para o meu e-mail, terei o prazer de posta-la neste blog e será mantido a autoria.

Desde já agradeço a todos pelas visitas e desejo bons estudos.

Thiago Campos
(srthiago@hotmail.com)

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Programa Java com códigos em Classes diferentes.

Elabore um programa que calcule o volume da esfera, do cilindro, do cone e de um quadrado usando classes diferentes (faça uso dos get e set).

Código Java
/*----------------------------------------------------------------------------------------------------------
*                       A Classe MVolumes  está dentro do pacote br.com.thiago.main
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------*/

//Autor: Thiago Campos
//Data: 19.09.2012

package br.com.thiago.main; //nome do pacote

/**
 *
 * @author Thiago
 */
import br.com.thiago.dominio.ClasseVolume;
import javax.swing.JOptionPane;

public class MVolumes {

    public static void main(String[] args) {
        //variaveis
        double raio;
        double altura;
        int opcao;

        //instanciando objeto
        ClasseVolume volume = new ClasseVolume();

        //escola do menu
        opcao = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Escolha a figura geometrica para calcula  o volume:"
                + "\n1 - Esfera"
                + "\n2 - Cilindro"
                + "\n3 - Cone"
                + "\n4 - Quadrado"));

        switch (opcao) {
            case 1: //volume da esfera
                raio = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Informe o raio da esfera:"));

                //envio do valor - set
                volume.setRaio(raio);

                // saida
                JOptionPane.showMessageDialog(null, "Volume: " + volume.esfera(raio));
                break;
            case 2: //volume do cilindro
                raio = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Informe o raio do cilindro:"));
                altura = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Informe a altura do cilindro:"));

                //envio do valor - set
                volume.setRaio(raio);
                volume.setAltura(altura);

                // saida
                JOptionPane.showMessageDialog(null, "Volume: " + volume.cilindro());
                break;
            case 3: //volume do cone
                raio = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Informe o raio do cone:"));
                altura = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Informe a altura do cone:"));

                //envio do valor - set
                volume.setRaio(raio);
                volume.setAltura(altura);

                // saida
                JOptionPane.showMessageDialog(null, "Volume: " + volume.cone());
                break;
            case 4: //volume do quadrado
                raio = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Informe o lado do quadrado:"));

                //envio do valor - set
                volume.setRaio(raio);

                // saida
                JOptionPane.showMessageDialog(null, "Volume: " + volume.quadrado());
                break;

            default:
                JOptionPane.showMessageDialog(null, "Opção invalida!");
                break;
        } //fim do switch
    } //fim do main
} //fim da classeMVolume


/*----------------------------------------------------------------------------------------------------------
*            A Classe ClasseVolume está dentro do pacote br.com.thiago.dominio
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------*/

package br.com.thiago.dominio; //nome do pacote

/**
 *
 * @author Thiago
 */
import javax.swing.JOptionPane;

public class ClasseVolume {
    //variaveis
    double volume = 0;
    double raio;
    double altura;

    //Criando os Sets
    public void setRaio(double r) {
        raio = r;
    }

    public void setAltura(double h) {
        altura = h;
    }

    //criando os Gets
    public double getRaio() {
        return raio;
    }

    public double getAltura() {
        return altura;
    }

    //processamento da classe (funçoes)
     //inicio da função que calcula o volume da esfera
    public double esfera(double r) {
        volume = (4 / 3) * Math.PI * Math.pow(raio, 3); //form do volume da esfera
        return volume;

    }

     //inicio da função que calcula o volume do cilindro
    public double cilindro() {
        volume = Math.PI * Math.pow(raio, 2) * altura;
        return volume;
    }

     //inicio da função que calcula o volume do cone
    public double cone() {
        volume = (1 / 3) * Math.PI * Math.pow(raio, 2) * altura;
        return volume;
    }
 
    //inicio da função que calcula o volume do quadrado
    public double quadrado() {
        volume = Math.pow(raio, 3);
        return volume;
    }
} //fim da classe ClasseVolume



Um comentário:

  1. tiago preciso da resoluçao deste problema:

    Escrever a classe Cilindro, como extensão da classe Circulo. Acrescentar
    à classe Cilindro, o atributo altura (double), que não pode receber valores
    negativos. Escrever, nesta classe:
    a) Um método construtor sem parâmetros, que inicia o atributo altura com o
    valor 0.0;
    b) Um método construtor que inicia os atributos (próprios e herdados) com
    valores passados por meio de parâmetros;
    c) Método de acesso e método modificador para o atributo altura;
    e) Um método que calcula e retorna o volume do Cilindro;
    f) Um método que calcula e retorna a área da superfície externa do Cilindro;
    g) Um método que retorna, em uma String, os valores armazenados nos
    atributos (próprios e herdados).
    Dados: Volume do Cilindro = área da base * altura
    Área da superfície do cilindro = 2 * área da base + área lateral

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