AGRADECIMENTO...

Pessoal, Gostaria de pedir desculpas aqueles que deixam perguntas/comentários/elogios/críticas e ainda não foram respondidos.

Aproveito a oportunidade para informar a todos que devido a correria do dia a dia não conclui o curso de BSI, por isso meus conhecimentos são limitados rsrsrs...

Ainda não retirei o blog do ar porque tem ajudado a diversos estudantes, principalmente os iniciantes.

As vezes, quando o trabalho me permite, ainda arrisco tentar resolver algumas questões rs... mas para não deixar esse blog parar no tempo, o ESTUDANTE que quiser enviar a resolução de alguma questão (código próprio) para o meu e-mail, terei o prazer de posta-la neste blog e será mantido a autoria.

Desde já agradeço a todos pelas visitas e desejo bons estudos.

Thiago Campos
(srthiago@hotmail.com)

sábado, 24 de novembro de 2012

Questão 1 do livro Java 7 de Sergio Furgeri página 135

Faça uma classe que simule o funcionamento de uma lampada. A classe Lâmpada deve conter um atributo boleano "status" e os métodos "ligar" e "desligar" (ambos sem retorno). O método "ligar" colocar true em "status", já o método "desligar" coloca false em "status". Crie também o método "observar" que  retorna uma palavra referente ao estado da lâmpada ("ligada" ou "desligada").


Código Java
---------------------------------------------------------------------------
CLASSE LAMPADA
---------------------------------------------------------------------------
public class Lampada {
    private boolean status; //variavel que vai armazenar o estado da lampada
   
    //get e set
    public boolean isStatus() {
        return status;
    }

    public void setStatus(boolean status) {
        this.status = status;
    }
   
    /**
     * Este metodo vai colocar em status true, que significa que está a lãmpada
     * está ligada
     */
    public void ligar(){
        status = true;
    }
   
    /**
     * Este metodo vai colocar em status true, que significa que está a lãmpada
     * está ligada
     */
    public void desligar(){
        status = false;
    }
    /**
     * Este método vai retornar para o main o status para que possa ser mostrado
     * o estado da lampada
     * @return 
     */
    public String observar(){
        if(status == true)
           return "ligada";
       else
        return "desligada";
    }
} //fim da classe


---------------------------------------------------------------------------
CLASSE ESTADOLAMPADA - MAIN
---------------------------------------------------------------------------

//Autor: Thiago Campos
//Data: 23.11.2012

import javax.swing.JOptionPane;
import exercicioP135.Lampada;

/**
 *
 * @author Thiago
 */
public class EstadoLampada {
    public static void main(String[] args){
        //variaveis
        int estado = 0;
       
        Lampada acao = new Lampada();
       
       estado = JOptionPane.showConfirmDialog(null, "Ligar a lâmpada");
     
       //como ha apenas um comando no if e else podemos omitir as chaves
       if(estado == 0)
           acao.ligar();
       else
           acao.desligar();
     
       //saida
       JOptionPane.showMessageDialog(null, acao.observar());
     
    } //fim do main
} //fim da classe




3 comentários: