Código Java
/*----------------------------------------------------------------------------------------------------------
* A Classe MVolumes está dentro do pacote br.com.thiago.main
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------*/
//Autor: Thiago Campos
//Data: 19.09.2012
package br.com.thiago.main; //nome do pacote
/**
*
* @author Thiago
*/
import br.com.thiago.dominio.ClasseVolume;
import javax.swing.JOptionPane;
public class MVolumes {
public static void main(String[] args) {
//variaveis
double raio;
double altura;
int opcao;
//instanciando objeto
ClasseVolume volume = new ClasseVolume();
//escola do menu
opcao = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Escolha a figura geometrica para calcula o volume:"
+ "\n1 - Esfera"
+ "\n2 - Cilindro"
+ "\n3 - Cone"
+ "\n4 - Quadrado"));
switch (opcao) {
case 1: //volume da esfera
raio = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Informe o raio da esfera:"));
//envio do valor - set
volume.setRaio(raio);
// saida
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Volume: " + volume.esfera(raio));
break;
case 2: //volume do cilindro
raio = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Informe o raio do cilindro:"));
altura = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Informe a altura do cilindro:"));
//envio do valor - set
volume.setRaio(raio);
volume.setAltura(altura);
// saida
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Volume: " + volume.cilindro());
break;
case 3: //volume do cone
raio = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Informe o raio do cone:"));
altura = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Informe a altura do cone:"));
//envio do valor - set
volume.setRaio(raio);
volume.setAltura(altura);
// saida
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Volume: " + volume.cone());
break;
case 4: //volume do quadrado
raio = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Informe o lado do quadrado:"));
//envio do valor - set
volume.setRaio(raio);
// saida
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Volume: " + volume.quadrado());
break;
default:
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Opção invalida!");
break;
} //fim do switch
} //fim do main
} //fim da classeMVolume
/*----------------------------------------------------------------------------------------------------------
* A Classe ClasseVolume está dentro do pacote br.com.thiago.dominio
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------*/
package br.com.thiago.dominio; //nome do pacote
/**
*
* @author Thiago
*/
import javax.swing.JOptionPane;
public class ClasseVolume {
//variaveis
double volume = 0;
double raio;
double altura;
//Criando os Sets
public void setRaio(double r) {
raio = r;
}
public void setAltura(double h) {
altura = h;
}
//criando os Gets
public double getRaio() {
return raio;
}
public double getAltura() {
return altura;
}
//processamento da classe (funçoes)
//inicio da função que calcula o volume da esfera
public double esfera(double r) {
volume = (4 / 3) * Math.PI * Math.pow(raio, 3); //form do volume da esfera
return volume;
}
//inicio da função que calcula o volume do cilindro
public double cilindro() {
volume = Math.PI * Math.pow(raio, 2) * altura;
return volume;
}
//inicio da função que calcula o volume do cone
public double cone() {
volume = (1 / 3) * Math.PI * Math.pow(raio, 2) * altura;
return volume;
}
//inicio da função que calcula o volume do quadrado
public double quadrado() {
volume = Math.pow(raio, 3);
return volume;
}
} //fim da classe ClasseVolume
tiago preciso da resoluçao deste problema:
ResponderExcluirEscrever a classe Cilindro, como extensão da classe Circulo. Acrescentar
à classe Cilindro, o atributo altura (double), que não pode receber valores
negativos. Escrever, nesta classe:
a) Um método construtor sem parâmetros, que inicia o atributo altura com o
valor 0.0;
b) Um método construtor que inicia os atributos (próprios e herdados) com
valores passados por meio de parâmetros;
c) Método de acesso e método modificador para o atributo altura;
e) Um método que calcula e retorna o volume do Cilindro;
f) Um método que calcula e retorna a área da superfície externa do Cilindro;
g) Um método que retorna, em uma String, os valores armazenados nos
atributos (próprios e herdados).
Dados: Volume do Cilindro = área da base * altura
Área da superfície do cilindro = 2 * área da base + área lateral